A LINGUAGEM DA INTERAÇÃO

Clarice Meirelles de Oliveira, Maria Aparecida Roxo Rodrigues

Resumo


Este trabalho apresenta as vivências dos estágios realizados durante a formação no curso de Letras –Língua Portuguesa e Respectiva Literatura, pautadas na área de concentração: Ensino de Língua Portuguesa, com uma abordagem voltada para a metodologia do ensino a partir das teorias de linguagem, sob a concepção da interação.O objetivo maior é expor, dentro deste prisma, os dados coletados nas escolas estagiadas e compreender as posturas e concepções dos alunos e dos professores relacionadas à aquisição de aprendizagem. A coleta de dados aconteceu através de questionários, de observações da e na escola, nas salas de aula e regências. Para traçar paralelos entre o cotidiano escolar observado e a linguagem, os escritos de Libâneo (1994) e Bagno (2006) auxiliaram a pontuar aspectos relevantes às atividades realizadas durante os estágios curriculares supervisionados. Pode-se antecipar que, sob um olhar crítico, a teoria e a prática aplicadas podem alavancar reflexões sobre um fazer pedagógico mais adequado.

Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .