MÃOS QUE DOMINAM, MÃOS QUE ENLAÇAM: ENCENAÇÕES DE MASCULINIDADES NOS RETRATOS DE CASAMENTO DO VALE DO ITAJAÍ-MIRIM NA SEGUNDA METADE DA DÉCADA DE 1940

Rafael Riffel

Resumo


Este trabalho de graduação aborda o estudo da imagem fotográfica, especialmente a análise das poses adotadas para as mãos, tendo como base dois retratos de casamento produzidos no Vale do Itajaí-Mirim, na segunda metade da década de 1940. Essas poses e fotografias são discutidas como indícios performáticos de gênero e, por conseguinte, de masculinidades para aquela época. Para as averiguações contidas neste trabalho utilizamos,além dos dois retratos de casamento citados, artigos e anúncios veiculados em periódicos que circularam na referida década e localidade. Na presente pesquisa, buscamos problematizar as manifestações de masculinidades como possibilitadas por atos performativos de gênero(BUTLER, 2001; 2008). Para o exame das fotografias, utilizamos como principal instrumentoa “Grade de análise do documento iconográfico”, proposta por Cassagnes (1996). Com base nas averiguações efetuadas, observamos que a constituição da representação fotográfica permitiu aos fotografados, por meio da aparência que portavam e, principalmente, pelos gestos das mãos, manifestar performances que os tornassem socialmente aceitos como“homens” em uma determinada coletividade.

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