Maiêutica - História

Graciela Márcia Fochi, Kátia Spinelli

Resumo


Prezados leitores, saudações! É com imensa satisfação que apresentamos o volume 9 da Revista Maiêutica do Curso de História da Uniasselvi. Neste volume foi possível contar com artigos que se referem às mais diferentes temáticas e abordagens da História, que vão desde metodologia do ensino até a teoria, pesquisa e escrita do conhecimento histórico, ou seja, as mais variadas facetas da ciência Histórica. Dentre os artigos reunidos neste volume, conta-se com estudos que contemplam a experiência da ditadura militar brasileira; a história das mulheres; as relações homoafetivas, discutidas pelo aspecto da discriminação e a criminalização no âmbito jurídico; o acolhimento no espaço escolar de crianças oriundas de famílias que fazem parte de tradições religiosas de matriz afro-brasileira, no caso o Candomblé. Os artigos que contemplaram as temáticas descritas acima estão sintonizados e vão ao encontro das pautas e questões que se encontram em voga no cenário mundial, que em seu âmago almejam mudanças e transformações que promovam uma sociedade ainda mais equitativa, justa, democrática, tolerante e inclusiva. Conta-se também com um artigo que versa sobre a Pandemia do Coronavírus, as questões ambientais e o consumo de água, estudo que além de contemplar as urgentes questões e problemáticas do tempo presente, ilustra as possibilidades de interface que existem entre a História, outras ciências e outras áreas do conhecimento, favorecendo assim abordagens de caráter interdisciplinar na construção do conhecimento histórico. Seguindo na seara de estudos que comtemplam temas e abordagens sobre teoria, pesquisa e a escrita do conhecimento histórico, conta-se com um artigo que aborda as genealogias familiares e de grupos sociais, estas entendidas fontes possíveis de pesquisa, compreensão e explicação da história local e regional. Cabe destacar ainda o estudo que trata dos temas de teoria e metodologia do ensino da Histórica e da Arquitetura, pois contemplam alternativas das metodologias ativas, trabalhos em equipe, que possibilita que a história da arquitetura mundial e brasileira seja abordada de uma maneira que promovem os estudantes à protagonistas no seio do processo de ensino-aprendizagem. Para conhecer em maior profundidade o potencial dos artigos que foram descritos acima, por gentileza queira dar início à leitura! Votos de momentos satisfatórios e inspiradores! Por fim, parabéns aos autores que contribuíam ao Volume 9 da Revista Maiêutica História da Uniasselvi! Votos de amplo alcance e reconhecimento dos vossos esforços. Nosso profundo agradecimento.

Respeitosamente.

Profa. Graciela Márcia Fochi


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.