Maiêutica - História

Graciela Márcia Fochi, Kátia Spinelli

Resumo


Estimados leitores! É com imensa alegria e entusiasmo que apresentamos o volume 8 da Revista Maiêutica do Curso de História. No volume 8 conta-se com artigos que se referem às mais diferentes áreas e temas da História, que vão desde metodologia do ensino até a teoria, pesquisa e escrita do conhecimento histórico. Em meio à estas variáveis encontram-se contemplados temas sobre mulheres, ciganos, árabes, museus, cemitérios, charges, história em quadrinhos o que por sua vez ilustram possibilidades à renovação tanto da pesquisa, da produção do conhecimento como do ensino da História, em especial oportunizar que as mais diferentes sujeitos, espaços e referências históricos sejam reconhecidos e incluídas nos estudos históricos. Como escritos que contemplam os temas de teria e metodologia do ensino de História pode-se mencionar as possibilidades das charges como problematização do tempo presente, visitas à Museus como atividades pedagógicas, estudos sobre sociedades ágrafas tendo como recursos didáticos os quadrinhos, práticas de ensino e pesquisa em história regional no contexto do ensino da História. Como exemplos de artigos que comtemplam o tema de teoria, pesquisa e a escrita do conhecimento histórico pode-se mencionar o discurso sobre as mulheres nos livros de estudos dos conteúdo de História do Brasil do curso de História da Uniasselvi, o que por sua vez representa para nós uma grande contribuição em termos autocrítica e aspectos que podem ser refletidos e melhorados, a vestimenta como exemplar da identidade e da cultura material do povo cigano no Brasil, os aspectos históricos e religiosos do Cemitério Municipal de Timbó/SC e a relação com a história da cidade, a importância das fontes orais e da história regional como recurso à contextualização e significação dos conteúdos históricos. A revista conta também com um artigo que aborda a interdisciplinaridade entre as ciências como a literatura, a arte e a história, abordando a produção artística e literária italiana do final de Idade Média e do período renascentista, tratando em específico de uma obra do pintor Sandro Botticelli e como a mesma repercutiu nos escritos do escritor Dante Alighieri. No campo da produção do conhecimento histórico, da historiografia e da história intelectual tem-se um estudos que contemplam a atualidade do pensamento do polímata árabe Ibn Khaldun (1332-1406) para nosso tempo e sociedade; a produção intelectual do médico e advogado José Ricardo Pires de Almeida (1843-1913), sobre o ensino técnico no Brasil; e os escritos de Dominick LaCapra, no qual é destacado as estratégias de reivindicação do passado como necessidade das demandas sociais contemporâneas, que por sua vez são permeadas por poder, interesses e ideologias. Tantos os artigos que versam sobre teoria e pesquisa na História como os que tratam da teoria e metodologia do ensino da História, cada um ao seu modo, podem proporcionar orientação e exemplificação no sentido da superação de modelos e metodologias de pesquisa, de ensino e temas/conteúdos reconhecidos como tradicionais em especial despertar ainda mais interesse, entusiasmo e proporcionar aprendizagem significativa junto aos estudantes. Por fim, VIVA! Parabéns! Muito obrigada aos professores e pesquisadores que não mediram esforços em sistematizar suas ideias, estudos e reflexões e nos presentear com estes artigos para compor à edição número 8 da Revista Maiêutica/História. Para saber um pouco mais do que procurou-se descrever acima, por gentileza queira dar início à leitura! Votos de momentos proveitosos e inspiradores!

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.