O CLUBE DA MADRUGADA E O MOVIMENTO LITERÁRIO AMAZONENSE

Antonio Carlos Pereira, Jaqueline Silva, Mauro Sergio Tiago Bentes, João da Silva Lopes

Resumo


Manaus vivia um período de inércia econômica no final da década de 1940 do século XX quando um grupo de jovens começou a se reunir em um porão na Rua Doutor Moreira. O grupo era formado por Carlos Fariasde Carvalho, Jorge Tufic, Alencar e Silva, Luiz Bacelar, Antísthenes Pinto e Guimarães de Paula. A partir de 1951, esses jovens começaram a viajar ao Sul do Brasil com a intenção de entrarem em contato com os meios culturais do eixo Rio-São Paulo e para tentar estabelecer uma renovação cultural na sociedade amazonense. Em 1954, outrogrupo de jovens com ansiedades, principalmente políticas, se reuniam em um banco da Praça Heliodoro Balbie decidiram fundar uma associação de estudos políticos, sociais e literários, o qual deram o nome de Clube da Madrugada, estavam presentes os jovens Saul Benchimol, Francisco Batista, Teodoro Botinelly, José Trindade, Fernando Collyer e João Bosco Araújo, Celso Melo e Humberto Paiva, o nome escolhido pelo grupo para o clubeestava de acordo não só pelo adiantado da hora, como também significava o surgimento de um novo dia para acultura do Amazonas, eles se reuniam sempre no mesmo lugar aos sábados e logo os poetas da Rua Doutor Moreira ingressaram no clube, mais tarde, vieram Luiz Ruas, Élson Farias e Ernesto Penafort. Este trabalho teve como objetivo averiguar o contexto histórico e artístico em que se inseria o Clube da Madrugada e sua importância para o desenvolvimento cultural em Manaus.

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