FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM EAD: limites e possibilidades de atuação no ensino regular

Ana Noredi Schuster

Resumo


Ao observar a atuação de professores com formação em EAD no ensino regular, e partindo do princípio da experiência desses profissionais nas questões que envolvem autonomia, gerenciamento de mídias, mediação e desenvolvimento de pesquisa, foram realizados questionamentos sobre os limites e as possibilidades de aplicar, com os educandos do ensino regular, métodos mais dinâmicos, que favoreçam a independência e o aprendizado. Quanto ao abandono da experiência adquirida na formação EAD, em sala de aula, os docentes entrevistados, não informaram com precisão a causa que limita o uso dessas práticas inovadoras e autônomas e o motivo que leva à adoção somente dos métodos tradicionais de ensino/aprendizagem. Foram elencadas as razões pelas quais são encontradas recusas e resistência, por parte desses profissionais, em utilizar a tecnologia como ferramenta de apoio na formação do saber, e como auxiliar na construção da autonomia.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.