EDUCAÇÃO PATRIMONIAL: um estudo da fundação de economia e estatística do Rio Grande do Sul – FEE – RS

Fernando Oliveira da Silva, Júlio Cesar de Oliveira Santos, Luís Lander de Almeida Marques, Gilmar Ferreira de Moraes

Resumo


O presente artigo resulta dos estudos reconhecidos em educação patrimonial, patrimônio e na historiografia existente sobre o prédio tombado da Fundação de Economia e Estatística do Rio Grande do Sul –FEE – RS, na perspectiva do desafio de construirmos uma nova atitude em favor da educação como um todo, pois a projeção do futuro se dará pelo quanto nossa memória possa ser preservada. Através de pesquisa documental, em um contexto de sociedade multifacetada, com pouca experiência democrática, experimentando ciclos de crises de várias etiologias, considerado ainda um país em desenvolvimento. Trabalharam-se os elementos que influenciaram e influenciam no resultado da Educação Patrimonial, propondo adicionar e fomentar, o debate acerca de um tema fundamental na escola de hoje, e que figura como direito fundamental de todas as pessoas, o acesso universal ao ensino, com qualidade. Como efeito, obteve-se uma panorâmica dos entraves, das dificuldades de todo o processo, resgatadas várias causas e oferecidos também motivos, para que busquemos diante das dificuldades, com mais dedicação e conhecimento esta mudança de percepções.

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