TÓPICOS DA HISTÓRIA DO PENSAMENTO DIDÁTICO NO BRASIL

Aldori Schlickmann

Resumo


No pensamento histórico educacional, a didática representa uma técnica utilizada para a produção de conhecimento que se mostra através de diferentes faces e contextos sociais. Assim, o presente trabalho pretende discutir e evidenciar, através de pesquisas bibliográficas, aspectos históricos relevantes da didática aplicada no Brasil,do ensino jesuíta até os autores contemporâneos. No Brasil, a didática adotada pela proposta jesuíta teve um caráter expositivo em que o professor foi a figura centralizadora da consolidação e transmissão do conhecimento, tido como legítimo e verdadeiro. Ao aluno, cabia o simples fato de ouvir e decorar. Em outro momento, enraizou-se a necessidade de constituir a didática em um contexto mais aproximado com a realidade dos sujeitos envolvidos no processo de ensino-aprendizagem. Com a influência do pensamento de autores como Jean Piaget, Lev Vygotsky e Paulo Freire, a figura do professor foi alterada para se aproximar do conceito de “ponte” da teoria para a prática do conhecimento. Nessa configuração, os alunos, que antes eram destituídos de sua autonomia histórica e didática,passam a receber parte da centralidade e da responsabilidade pela construção de saberes, pela transformação de seu ambiente e pelo desenvolvimento do senso crítico.

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