A UTILIZAÇÃO DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO COMO CONDIÇÃO DE POSSIBILIDADE DE CONSCIÊNCIA HISTÓRICA NO AMBIENTE ESCOLAR

Marco Aurélio Martins Rocha

Resumo


A existência da denominada “consciência histórica” é, segundo alguns estudiosos do assunto, inata ao ser humano, porquanto seres sociais. Nesse passo, ocorrem certas indagações acerca de sua natureza e finalidade,indagações que estão diretamente relacionadas a qual sentido prático do estudo da História, frente ao presenteísmo do mundo atual, ou seja, qual é a relevância do estudo da História em um aspecto prático, como desenvolver a consciência histórica como corolário necessário a um entendimento/modificação do status quo, ideológica e tradicionalmente fixado. Nesse mesmo ponto, qual é o papel da transposição didática e qual conduta seria necessária para que o corpo discente, realmente venha a ter interesse no estudo da disciplina? Qual é o papel da motivação no ambiente escolar? E, em que a utilização de tecnologias facilita o aprendizado? Através da revisão bibliográfica e buscando a natureza desses conceitos, trazemos a questão da utilização do lúdico e das tecnologias, como videogames, música e filmes, no ensino da disciplina de História, como auxiliar no aprendizado e fator motivacional, e a partir daí, efetivamente poder considerá-las como condição de possibilidade de aquisição da plena consciênciahistórica.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.