A UTILIZAÇÃO DE PORTFÓLIO COMO MÉTODO DE AVALIAÇÃO NO CONTEXTO ESCOLAR

Marco Aurélio Martins Rocha, Andréa Witt

Resumo


As questões relativas à avaliação no contexto escolar ainda apresentam várias celeumas em relação a sua conceituação, ferramentas e técnicas, de tal sorte que é possível vislumbrar claro embate, e certa confusão, acercadas suas dimensões técnica e formativa. Enquanto a primeira baseia-se no paradigma psicométrico, com função classificatória, controladora, que através de resultados quantitativos podem ou não determinar a promoção dos alunos, a segunda se dá de forma processual, imbricada na continuidade da apreensão do conhecimento, de forma diagnóstica/formativa. Através do presente estudo, buscamos trazer à baila tais questões, apontando a técnica do portfólio como ferramenta interessante ao ato de avaliar e de autoavaliar. Nesse passo, veremos o que se entende por representações sociais e seu papel inquestionável na manutenção do status quo, ao que se refere à avaliação escolar, malgrado as tentativas de inovação que vêm à lume e que encontram barreiras nos modelos tradicionais já arraigados no sistema educacional e a necessidade de práticas inovadoras nessa seara da avaliação no processo de ensino e aprendizagem.

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