EDUCAÇÃO FEMININA NO AMAZONAS: A INSTRUÇÃO DE MENINAS ÓRFÃS E DESVALIDAS NO INSTITUTO BENJAMIN CONSTANT NO ALVORECER DA REPÚBLICA DE 1892 A 1896

Daniel Rodrigues de Lima

Resumo


Educação Feminina no Amazonas: a instrução de meninas órfãs e desvalidas no Instituto Benjamin Constant no alvorecer da República de 1892 a 1896 é o título de nosso artigo. O objetivo geral que visamos alcançar é compreender a que tipo de educação e instrução estavam sujeitas as meninas do Instituto Benjamim Constant durante o período de 1892 a 1896. Percebe-se que a formação destinada era o ensino primário, porém, sobretudo, a ênfase era a educação moral e doméstica, com o intuito de formar boas mães de família. Nossa abordagem teórica foi forjada a partir dos conceitos de História das Mulheres e Relaçõesde Gênero, buscando com isso alçar as mulheres à condição de sujeitos e objetos da história e, com isso, fazê-las existir, falar, viver e ser. A metodologia utilizada, além da ampla análise sobre bibliografias que tratam do tema pesquisado, foram documentos encontrados nos Arquivos do Instituto Geográfico e Histórico do Amazonas (IGHA), no site da Hemeroteca Digital Brasileira. Outras fontes foram: diário oficial, regulamentos, leis, decretos, mensagensdos administradores do período de 1850 a 1892, jornais que circulavam na épocade 1892 a 1896 e álbuns com fotografias da instituição. Acreditamos que muito há a se fazer, não esgotamos o assunto e com isso novas pesquisas sobre educação e educação feminina no Brasil e no Amazonas, com outros recortes históricos, devem ser elaboradas e, devido a isso, observarmos que a conquista da instrução, da educação e a consequente atuação foi fundamental para o feminino tornar-se sujeito ativo na história.

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