REFLEXÕES SOBRE O PAPEL DA GESTÃO FINANCEIRA E DO MARKETING PARA A ESTRATÉGIA E PLANEJAMENTO LOGÍSTICO

Ronan Tenório Garcia, Maini Barreira Gonçalves

Resumo


Este trabalho objetiva apresentar um elo entre a estratégia e o planejamento logístico através dos processos de gestão financeira e do marketing necessários à manutenção e à competitividade entre as organizações. A estratégia e o planejamento logístico precisam ser empregados como um ponto chave da melhoria contínua, produtividade e eficiência no gerenciamento de transportes, pois os processos, quando bem definidos, permitem a criação de indicadores essenciais para uma gestão eficiente e voltada para os resultados. As organizações aproveitam as ferramentas do marketing para a divulgação dos seus produtos, formar valor agregado, buscar subsídios para o pós-vendas e ainda captar ideias e soluções utilizadas pelos concorrentes. Portanto, as áreas financeiras, marketing e logística têm a função de desempenharem papel importante na busca e sustentação da concorrência organizacional. Utilizando pesquisas em livros, revistas e acervos digitais, procurou-se identificar o diferencial das empresas, baseando-se na missão de melhorias constantes em produtos e serviços, buscando como objetivo específico perceber o atendimento das necessidades dos clientes, fornecedores, investidores e colaboradores.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.