AUTOLATINA: uma parceria internacional fracassada

Autores

  • Cleide Tirana Nunes Possamai Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI - Núcleo de Educação a Distância - NEAD
  • Mohamed Amal

Resumo

A joint venture é considerada uma estratégia de internacionalização, utilizada por diversas empresas com intuito de penetrar em novos mercados internacionais, aumentar sua competitividade nestes mercados, melhorar sua eficiência operacional, maximizar seus resultados, viabilizar a expansão física da organização. Os fatores que motivam as empresas a estabelecerem joint venture estão relacionados aos acordos multilaterais para a constituição dos blocos econômicos, o processo de globalização de mercados, a competitividade internacional, a concorrência acirrada por preços. Diante do exposto, o objetivo desta pesquisa é realizar um estudo de caso acerca das organizações envolvidas na Autolatina e avaliar quais as estratégias de internacionalização que foram envolvidas neste processo. Como principais resultados alcançados neste estudo, pode-se perceber a falta de comprometimento com a rede de relacionamento existente entre as organizações, a falta de uma cultura própria da nova organização e, principalmente, a acomodação e a não adoção de novas tecnologias.

Downloads

Publicado

2017-08-18

Como Citar

Possamai, C. T. N., & Amal, M. (2017). AUTOLATINA: uma parceria internacional fracassada. Maiêutica - Estudos Contemporâneos Em Gestão Organizacional, 5(1). Recuperado de https://publicacao.uniasselvi.com.br/index.php/GESTAO_EaD/article/view/1712

Edição

Seção

Artigos