AUTOLATINA: uma parceria internacional fracassada

Cleide Tirana Nunes Possamai, Mohamed Amal

Resumo


A joint venture é considerada uma estratégia de internacionalização, utilizada por diversas empresas com intuito de penetrar em novos mercados internacionais, aumentar sua competitividade nestes mercados, melhorar sua eficiência operacional, maximizar seus resultados, viabilizar a expansão física da organização. Os fatores que motivam as empresas a estabelecerem joint venture estão relacionados aos acordos multilaterais para a constituição dos blocos econômicos, o processo de globalização de mercados, a competitividade internacional, a concorrência acirrada por preços. Diante do exposto, o objetivo desta pesquisa é realizar um estudo de caso acerca das organizações envolvidas na Autolatina e avaliar quais as estratégias de internacionalização que foram envolvidas neste processo. Como principais resultados alcançados neste estudo, pode-se perceber a falta de comprometimento com a rede de relacionamento existente entre as organizações, a falta de uma cultura própria da nova organização e, principalmente, a acomodação e a não adoção de novas tecnologias.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.