PROMOÇÃO E PROPAGANDA: apresentando o produto ao mercado

Tâmiris de Souza

Resumo


Através de pesquisa bibliográfica, é descrito o conceito Comunicação Integrada de Marketing e seus objetivos. Basicamente, é um conjunto de ações de comunicação que visa emitir a mesma mensagem sobre o produto em vários canais/meios de comunicação diferentes, com cuidado para não confundir os consumidores. Promoção de vendas também é um conjunto de ações, porém, este visa induzir o consumidor à compra, dentre as técnicas que podem ser utilizadas, uma delas é o merchandising. Ao contrário da promoção de vendas, a propaganda não se limita apenas à venda de produtos, pode ser adaptada a várias áreas, como propaganda política, eleitoral, religiosa,institucional, entre outras. Não há um pacote pronto de propaganda que possa ser usado em qualquer ocasião, é preciso adaptar as ações de propaganda de acordo com a necessidade de cada empresa ou instituição. A área de relações públicas zela pela imagem e credibilidade da empresa ou indivíduo que ela representa. A profissão é regulamentada por lei no Brasil e está em ascensão no mundo. Esses profissionais desenvolvem um importante trabalho dentro e fora das empresas, desempenhando várias funções como administrativa, gerencial, estratégica, política,técnica, entre muitas outras citadas. Mas, de forma simples, seu principal propósito é mediar a comunicação entrea organização e o público.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.