GESTÃO DO CONHECIMENTO COMO FONTE DE VANTAGEM COMPETITIVA SUSTENTÁVEL: um estudo à luz da Resource-Based View (RBV)
Resumo
Este estudo foi realizado a partir da teoria da Resource-Based View (RBV), buscando relacionar a gestão do conhecimento como uma ferramenta que possibilita a geração de vantagem competitiva sustentável das organizações. Partiu-se do pressuposto básico da RBV, o qual diz que a empresa deve se fundamentar nos seus recursos próprios para conseguir se diferenciar entre os demais concorrentes. Estes recursos que devem ser valiosos, raros, inimitáveis e devem ser próprios da organização, a fim de auxiliar como ferramenta para um melhor desempenho da organização. Estes recursos podem ser criados através do conhecimento presente nas empresas, conhecimento este que precisa ser compartilhado com todos os indivíduos da empresa e também com os demais stakeholders. O conhecimento tácito e o explícito devem ser gerenciados de forma diferente na organização. O conhecimento tácito, que se apresenta de forma intangível, está presente nas pessoas e embutido na organização, faz parte dos processos e rotinas do dia a dia. É este o conhecimento que pode mais facilmente gerar melhor desempenho em uma organização. É um conhecimento diferenciado das demais organizações, pois é um conhecimento próprio, difícil de ser imitado. Desta forma, as empresas precisam procurar nas suas características próprias qual a melhor maneira de criar valor no seu processo e consequentemente atingir a vantagem competitiva sustentável.
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