FATORES CRÍTICOS DE SUCESSO DE PROGRAMAS DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA VIA INTERNET

Autores

  • Simone Andréa Mello Zanella Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI - Núcleo de Educação a Distância - NEAD
  • Márcia da Rocha Fernandes

Resumo

Empresas e instituições de ensino têm realizado investimentos significativos na implementação de programas de Educação a Distância (EAD), que utilizam a internet como principal tecnologia de informação e comunicação. O atual cenário econômico, cultural e tecnológico favorece a criação de um mercado eletrônico de aprendizagem, justificando tais investidas. A Educação a Distância aparenta mover-se em direção à internet, mas o caminho é difícil,por causa das muitas incertezas. Estas incertezas, com o grande número de variáveis envolvidas nos programas EAD via internet, dificultam para gestores que se mantenha o foco nos pontos essenciais. Assim, o objetivo deste trabalho é identificar os fatores críticos de sucesso dos programas de educação a distância via internet. Para isso foi realizado um questionário de perguntas com estudantes da UNIASSELVI (Polo de Porto Alegre), que responderam questões sobre o AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem), sobre a qualidade da informação, usabilidade, interatividade, velocidade, arquitetura da informação, confiabilidadee segurança. A partir destes resultados, teremos uma conclusão sobre a influência deste método de estudo e sua contribuição humana. Assim é mais seguro afirmar que, sem prestar atenção aos sete fatores críticos identificados, a probabilidade de que aconteçam problemas com um programa de educação a distância é alta.

Downloads

Publicado

2014-11-10

Como Citar

Andréa Mello Zanella, S., & da Rocha Fernandes, M. (2014). FATORES CRÍTICOS DE SUCESSO DE PROGRAMAS DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA VIA INTERNET. Maiêutica - Estudos Contemporâneos Em Gestão Organizacional, 2(1). Recuperado de https://publicacao.uniasselvi.com.br/index.php/GESTAO_EaD/article/view/1247