O PLANEJAMENTO DO ENSINO DE GEOGRAFIA NO CONTEXTO CONTEMPORÂNEO: teorias e aplicabilidade

Autores

  • Cláudia Lemos De Bona Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI - Núcleo de Educação a Distância - NEAD

Resumo

O presente estudo investiga a contribuição da disciplina de geografia para o desenvolvimento da consciência crítica do aluno, a partir do conhecimento e análise de sua realidade. Para tanto, utilizou como metodologia de trabalho a pesquisa bibliográfica e o estudo de campo. A pesquisa bibliográfica encontra-se amparada na legislação acerca da educação brasileira, nos parâmetros que norteiam o ensino em cada área e em conceitos pedagógicos de ensino formulados, articulados na construção de um planejamento capaz de atender às necessidades do aluno. O estudo de campo, por sua vez, efetivou-se por meio de estágio realizado com turma de Ensino Médio, por meio dos instrumentos de intervenção e observação. Constata-se a ampla contribuição do ensino da geografia pautado nos conceitos abordados, de modo a propiciar a formação de um aluno crítico e reflexivo, capaz de contribuir para a construção e reconstrução de conceitos e, por conseguinte, atuar criticamente para as transformações sociais.

Downloads

Publicado

2016-08-16

Como Citar

De Bona, C. L. (2016). O PLANEJAMENTO DO ENSINO DE GEOGRAFIA NO CONTEXTO CONTEMPORÂNEO: teorias e aplicabilidade. Maiêutica - Geografia, 4(1). Recuperado de https://publicacao.uniasselvi.com.br/index.php/GED_EaD/article/view/1458