O PLANEJAMENTO DO ENSINO DE GEOGRAFIA NO CONTEXTO CONTEMPORÂNEO: teorias e aplicabilidade

Cláudia Lemos De Bona

Resumo


O presente estudo investiga a contribuição da disciplina de geografia para o desenvolvimento da consciência crítica do aluno, a partir do conhecimento e análise de sua realidade. Para tanto, utilizou como metodologia de trabalho a pesquisa bibliográfica e o estudo de campo. A pesquisa bibliográfica encontra-se amparada na legislação acerca da educação brasileira, nos parâmetros que norteiam o ensino em cada área e em conceitos pedagógicos de ensino formulados, articulados na construção de um planejamento capaz de atender às necessidades do aluno. O estudo de campo, por sua vez, efetivou-se por meio de estágio realizado com turma de Ensino Médio, por meio dos instrumentos de intervenção e observação. Constata-se a ampla contribuição do ensino da geografia pautado nos conceitos abordados, de modo a propiciar a formação de um aluno crítico e reflexivo, capaz de contribuir para a construção e reconstrução de conceitos e, por conseguinte, atuar criticamente para as transformações sociais.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.