DETERMINISMO E POSSIBILISMO: uma análise epistemológica e crítica

Autores

  • Cristiano Nunes de Souza Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI - Núcleo de Educação a Distância - NEAD
  • Jackson Mateus da Silva
  • José Alexandre de Quadros
  • Adriana Iaroczinski

Resumo

Este artigo visa apresentar algumas das ideias norteadoras, segundo o pensamento geográfico predominante da escola geográfica determinista alemã, originada principalmente dos escritos do alemão Friedrich Ratzel e da escola geográfica possibilista francesa, esta originada principalmente dos escritos de Paul Vidal de La Blache. A partir daí, tecerá uma análise epistemológica e crítica acerca destes pensamentos e de como o pensamento geográfico majoritário os trata, mostrando as possíveis inconsistências e contradições deste pensamento comum, em que as ideias originais foram deturpadas, principalmente pela escola alemã, que foi atacada e menosprezada por grande parte da escola geográfica, enquanto a escola francesa foi defendida e enaltecida por eles. Abordará também adicotomia de como estas escolas geográficas foram tratadas nos principais documentos de educação brasileiro e paranaense, sendo o PCN e a DCE, respectivamente.

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Publicado

2016-08-16

Como Citar

de Souza, C. N., da Silva, J. M., de Quadros, J. A., & Iaroczinski, A. (2016). DETERMINISMO E POSSIBILISMO: uma análise epistemológica e crítica. Maiêutica - Geografia, 4(1). Recuperado de https://publicacao.uniasselvi.com.br/index.php/GED_EaD/article/view/1456