APLICAÇÃO DAS NOVAS TECNOLOGIAS AO ENSINO DE GEOGRAFIA NO PARANÁ

Alessandra Daniele Kmiecik, Graziela Terezinha Cristovão, Lohana Maia Teodoro, Lucinéia de Moura Pereira

Resumo


O presente artigo propõe uma discussão acerca do ensino de Geografia por meio do uso das Novas Tecnologias como suporte pedagógico na Educação Básica e Pública no estado do Paraná. Nesta “Era da Informação”,a tríade escola-professor-aluno está constituindo um novo paradigma educacional, proporcionando o desenvolvimento de novas competências e atitudes. Logo, a inserção cada vez maior do computador, a internet e de outros objetos relacionados em nosso dia a dia, reflete numa conexão entre o espaço geográfico e a sala de aula. As NTICs representam as últimas tendências produzidas e que aguçam a curiosidade, acionam elementos criativos e fazem explodir uma infinidade de informações, cujos objetivos no âmbito escolar necessitam ser analisados e questionados em prol da construção do conhecimento. Jogos interativos, acesso ao Facebook, viajar pelos aplicativos do Google e produzir um texto no computador não são mais somente produtos de lazer. Eles e outros são uma novarealidade no ensino geográfico.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.