A GEOGRAFIA E O CINEMA EM SALA DE AULA: novas tecnologias numa abordagem metodológica

Luciana Baronio Silva, Fábio Guimarães Oliva

Resumo


A abordagem metodológica com novas tecnologias, especialmente com cinema, na Geografia é o temadeste trabalho de graduação, que pretende colocar uma luz sobre as possibilidades de ensino com esta ferramenta.A procura de métodos de aprendizado com técnicas mais modernas, visuais e virtuais é urgente e requer umapreparação por parte dos professores, alunos, comunidade e escola. Assim, este artigo busca algumas respostas nafilosofia e psicologia da educação e nos especialistas em ensino com novas tecnologias numa tentativa de ampliara visão a respeito da temática e contribuir na discussão sobre os processos de ensino-aprendizagem a partir desteinstrumento de trabalho. Como resultado final um breve amparo metodológico para as atividades em sala de aulae algumas sugestões de trabalho com cinema adaptados à disciplina de Geografia, que poderão contribuir para amelhoria da qualidade de ensino, seja nesta disciplina ou como apoio para temas transversais. Desta forma, temosuma discussão pertinente que pode trazer mais que uma análise sobre novas tecnologias, mas efetivamente o desenvolvimentoda autonomia no aluno e a melhoria da eficiência escolar.

Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.