AS TECNOLOGIAS PARA EDUCAÇÃO COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA NO ENSINO DA GEOGRAFIA

Leonardo de Andrade Alves de Lima, Adriane Iaroczinski

Resumo


A pesquisa discute as questões referentes à utilização das ferramentas de tecnologia como auxílio aodocente em sala de aula e ao educando dentro e fora do âmbito escolar. O objetivo deste artigo foi de realizaruma revisão bibliográfica da temática na qual pudessem ser coletadas as principais informações relacionadas ànecessidade da utilização da tecnologia na educação e suas práticas pedagógicas. Foi possível constatar que o paíspossui uma urgência na revisão do sistema educacional como todo, e que nessa nova perspectiva as tecnologiaspara educação são itens indispensáveis para o resultado positivo. Um levantamento sobre as ferramentas de tecnologiapara educação disponíveis foi realizado e teve como objetivo apontar novidades, como também destacar as jápopulares em uso, apresentando algumas práticas pedagógicas possíveis de serem trabalhadas em sala de aula noensino de geografia. Foram levantadas trinta e três ferramentas que ainda podem ser ramificadas, como exemplo,sites que levarão a outras ferramentas, sendo que destas, quinze ferramentas são para uso específico em geografia.Não houve o intuito de exaurir o levantamento de todas as ferramentas disponíveis com esta pesquisa, mas simfomentar que outras sejam descobertas e criadas. Conclui-se que a chave para o sucesso neste processo ainda é oprofessor e que é ainda mais importante a valorização sociocultural e intensa capacitação desse profissional paraque a tecnologia aprimore a qualidade no ensino. A metodologia utilizada para realizar este trabalho consistiu empesquisa bibliográfica e levantamento de campo.

Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.