AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINAR E APRENDER

Autores

  • Amanda Pacheco Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI - Núcleo de Educação a Distância - NEAD
  • Elieser Vicente Knabben
  • Richard Alan Ritter
  • Ruth Brandão
  • Neivanir Ortiz
  • André Arruda Gregoski

Resumo

Desde a Revolução Industrial (século XIII), as tecnologias crescem desenfreadamente se tornando cadavez mais necessárias para a sociedade. Na educação vemos um leque de opções que permitem facilitar e aprimorara forma de ensinar e aprender, através do uso de redes digitais, vídeos, data show, entre tantas outras, tornando aulasmais atrativas e produtivas, além de transmitir o conhecimento e informação atualizada. O ensino da geografiatambém usufrui das novas tecnologias, com o uso de GPS, atlas digitais e outras ferramentas interessantes, como anavegação hipertextual e mapas dinâmicos, os quais tornam mais significativa e ilustrativa a didática escolar. Apesarde todas essas tecnologias disponíveis, ainda vemos muitas escolas ou mesmo professores que não usufruemdessas ferramentas, seja por falta de recursos financeiros ou até mesmo por medo ou falta de preparação. O fato éque nada substituirá o papel do professor e para que a tecnologia exerça no ambiente escolar um impacto positivoé preciso utilizá-la em um contexto significativo, coerente e produtivo, buscando a interação dos educandos juntocom os educadores.

Downloads

Publicado

2015-08-06

Como Citar

Pacheco, A., Knabben, E. V., Ritter, R. A., Brandão, R., Ortiz, N., & Gregoski, A. A. (2015). AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINAR E APRENDER. Maiêutica - Geografia, 3(1). Recuperado de https://publicacao.uniasselvi.com.br/index.php/GED_EaD/article/view/1290