A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO BRASIL: avanços e desafios

Autores

  • Adriane Iaroczinski Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI - Núcleo de Educação a Distância - NEAD

Resumo

Este artigo tem por objetivo investigar o crescimento e a representatividade da educação a distância nasinstituições de ensino superior no Brasil, abordando seus avanços e desafios contemporâneos. Nesta perspectivafaz-se uma abordagem através de referenciais teóricos, os quais fazem uma discussão quanto à evolução, atuação e credibilidade da educação a distância, e tambémabordam sobre as características da aprendizagem cognitiva entre o presencial e a distância e o nível de aquisiçãodos conhecimentos científicos. Dessa forma, remete a reflexão quanto às diretrizes de formação e qualificação profissionale aplicabilidades dos recursos tecnológicos que emergem para o novo paradigma do sistema educacionalcontemporâneo. Para a compreensão desses fatores além da pesquisa teórica pautou-se também de uma pesquisadocumental dos dados quantitativos junto às instituições que realizaram pesquisas diagnósticas quanto à evoluçãoda educação a distância no período entre 2002-2008. Assim, esta pesquisa tem como objetivo compreender que aeducação a distância está agregada ao uso das novas tecnologias da informatização, as quais vêm ganhando campono setor educacional e promovendo uma integração entre as pessoas que encontram neste sistema de educação umanova maneira de formação e qualificação profissional para o mercado de trabalho contemporâneo.

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Publicado

2015-08-03

Como Citar

Iaroczinski, A. (2015). A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO BRASIL: avanços e desafios. Maiêutica - Geografia, 3(1). Recuperado de https://publicacao.uniasselvi.com.br/index.php/GED_EaD/article/view/1287