PLANEJAR PARA EDUCAR

Rodrigo Donizete Cardoso de Moraes, Felipe Comitre

Resumo


Esse artigo buscou conhecer o planejamento no contexto escolar, o que ele representa para a escola, parao docente e para o discente. Diante disso, procurou estabelecer relações entre comunidade e escola na construçãodesse planejamento, valorizando o caráter participativo e democrático, onde todos são responsáveis pela educaçãoe pela construção da própria história. Dessa forma, todos têm o direito de emitir opiniões e propor soluções, auxiliandoa instituição escolar a cumprir sua missão. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, expressaesse desejo de construção solidária do Projeto Político-Pedagógico (PPP), reafirmando a necessidade de ter-se umaeducação de qualidade, que possibilite ao educando desenvolver plenamente suas potencialidades. Nessa dinâmica,ressalta-se o trabalho do coordenador pedagógico, que interage com toda comunidade escolar para que o PPP seconcretize. No entanto, o PPP torna-se efetivo quando o docente conhece os planos da escola, de ensino e de aula;que orientam sua ação no processo de ensino-aprendizagem. Isto requer comprometimento, observância ao PPP eaos seus objetivos, respeitando o nível de aprendizagem do educando. Portanto, o educador deverá sempre buscarorientar-se pelo PPP, que lhe dará as bases para sua atuação, propondo mudanças quando necessárias.

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