OS LUGARES E AS PAISAGENS COM REFERÊNCIA NO COTIDIANO DO ALUNO – EXPERIÊNCIAS DA PRÁTICA DE ESTÁGIO II

Juliana Dummer

Resumo


O presente trabalho relata a experiência do Estágio II do curso de licenciatura em Geografia, realizado com uma turma do 6º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual de Ensino Médio Professora Alaídes Schumacher Pinheiro, localizada no Município de Chuvisca, RS. Enquanto educadores, nós necessitamos repensar, qualificar e desenvolver novas reflexõese ações pensando em metodologias de ensino que promovam a análise geográfica e que possibilitem fazer desta uma disciplina atraente. Foram escolhidas como área de concentração as Metodologias de Ensino e Aprendizagem de Geografia, e como tema a “Aprendizagemcom referência no lugar do aluno”. Para tanto, as aulas desenvolvidas neste estágio trataram do conteúdo “O lugar e as paisagens – as transformações e a construção da identidade local e do espaço geográfico”, enfocando métodos de aprendizagem com referência ao lugar e à paisagem de vivência do aluno. A prática do Estágio II foi bastante satisfatória e empolgante, gerou resultados que mostraram ganhos cognitivos, mudanças de valores, além de um significativo envolvimento dos alunos com cada aula. Na busca pelo ir além, as atividades práticas, como a saída de campo, possibilitaram ainda desenvolver a capacidade de associação com fatos cotidianos, da comparação e compreensão do espaço além do concreto, ou seja, a compreensão do espaço real e do imaginável.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.