ESCOLAS SUSTENTÁVEIS E A AGENDA 21: UMA PROPOSTA PARA A ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA CONSELHEIRO MANOEL PHILIPPI

Jairo Kreusch

Resumo


Este trabalho aborda como são realizados os projetos voltados à responsabilidade sociale ambiental pelos docentes da Escola de Educação Básica Conselheiro Manoel Philippie as dificuldades na continuidade e manutenção destas atividades. Através de pesquisasrealizadas no ambiente envolvido, constata-se que a instituição possui a iniciativa dosprocessos de educação ambiental e social. Porém estas ações devem ir além de seus muros,para conscientizar, tanto o corpo docente e alunos, como os familiares, a comunidade, opoder público e a iniciativa privada, com o engajamento de todos os envolvidos. Desta forma,é apresentada uma solução com a implementação da Agenda 21 Escolar como instrumentoagregador, neutralizando a responsabilidade exclusiva do corpo docente e envolvendo narealização de atividades voltadas à sustentabilidade os representantes do estabelecimentoescolar, os alunos, o poder público local, os líderes comunitários e religiosos e todos osdemais entes da comunidade e área de influência. Diante deste contexto, a Agenda 21Escolar objetiva envolver o poder público, a iniciativa privada e a comunidade para umaefetiva resolução dos problemas sociais e ambientais da região, baseados em projetos ouplanos de estratégicos na localidade, criando assim uma escola sustentável.

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