A INTERDISCIPLINARIDADE NO CONTEXTO ESCOLAR

Autores

  • Angelita Lopes Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI - Núcleo de Educação a Distância - NEAD
  • Flávia Roberta Dias
  • Luciana Nicolodelli Bogo
  • Marcos Hendges

Resumo

A temática abordada no presente estudo é a interdisciplinaridade no contexto escolar. Neste ínterim,objetiva-se relatar a prática desenvolvida junto à Escola de Educação Básica Dr. Hermann Blumenau, com o intuito de averiguar se a interdisciplinaridade é ensejada no circuito educacional, integrando o cotidiano escolar, bem como se esta faz parte da prática docente. Investigar esta temática é de sumo interesse acadêmico, haja vista que a escola busca, há muito tempo, formas de superar a fragmentação do saber, representado de maneira ímpar pela disciplinaridade. Ora, é precisamente aqui que a interdisciplinaridade tem sua importância assegurada, uma vez que esta encerra uma maneira de integrar as disciplinas a partir da compreensão das múltiplas causas ou fatores que intervêm sobre a realidade e trabalha todas as linguagens necessárias para a constituição de conhecimentos, comunicação e negociação de significados e registro sistemático dos resultados. Ao final do estudo, após empreender pesquisa bibliográfica e de campo, constatou-se que a interdisciplinaridade se faz presente no ambiente escolar, mas os educadores apresentam grande dificuldade para implementá-la em sua prática pedagógica.

Downloads

Publicado

2017-08-14

Como Citar

Lopes, A., Dias, F. R., Bogo, L. N., & Hendges, M. (2017). A INTERDISCIPLINARIDADE NO CONTEXTO ESCOLAR. Maiêutica - Ciência, Tecnologia E Meio Ambiente, 5(1). Recuperado de https://publicacao.uniasselvi.com.br/index.php/GAM_EaD/article/view/1674