A PRESENÇA DO CONHECIMENTO FILOSÓFICO NO ENSINO BÁSICO

Jean Rafael Giese, Carlos Odilon da Costa, Ana Clarisse Alencar Barbosa

Resumo


O que é importante? Ensinar filosofia ou conduzir filosoficamente? O conduzir filosoficamente pode ser um perigo? Qual? Ou quais? É possível ensinar filosofia, ou melhor, filosofia se ensina? O presente artigo visa apresentar a presença e a importância da filosofia na Educação Infantil das crianças do ensino primário, na educação dos pré-adolescentes e adolescentes do Ensino Fundamental, para a educação dos jovens do Ensino Médio e na educação básica de jovens e adultos; apresentar de que forma a filosofia está presente nessas fases da Educação Básica. E qual seria o objetivo da filosofia enquanto disciplina obrigatória na educação básica brasileira?A filosofia não precisa necessariamente estar garantida em forma de disciplina obrigatória ou optativa para se fazer presente na escola ou melhor, em todo percurso da Educação Básica, partindo da Educação Infantil até jovens e adultos. Ela se faz presente a partir de variadas discussões, reflexões, críticas, análises, experimentações,indagações, inquietações, debates, polêmicas enfim, nas variadas formas de relações humano-sociais que ocorrem no seio do ambiente escolar durante o ano letivo. Sendo algumas dessas ações, atitudes filosóficas por excelência.Por outro lado, é urgente que o Brasil avance no seu desenvolvimento filosófico, ou seja, o Brasil carece de uma filosofia genuinamente brasileira, a fim de que possa ser o norte da formação social e cidadã de seu povo, contrapondo a cultura da corrupção que está presente em diversas camadas e instituições sociais. Enfim, filosofia para as pessoas entenderem e construírem uma cidadania melhor, desenvolvendo a soberania do nosso país.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.