O CRITICISMO KANTIANO: uma abordagem para a filosofia da educação

Autores

  • Marcos Resende da Silva Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI - Núcleo de Educação a Distância - NEAD

Resumo

A perspectiva da filosofia da educação kantiana está fundamentada na capacidade do criticismo subjetivo do sujeito-cognoscente em autodeterminar-se segundo princípios morais a priori, que independem da realidade empírica para serem devidamente compreendidos e conduzidos pela vontade autônoma. O principal objetivo deste trabalho é investigar os fundamentos da filosofia da educação de Immanuel Kant (1724-1804), à luz do processo de constituição da autonomia da vontade, compreendendo consequentemente o seu aspecto crítico-analítico. A teoria base é a denominada autonomia da vontade, segundo o processo de emancipação do sujeito-cognoscente que,após uma autoavaliação crítica, toma consciência da liberdade e de princípios éticos transcendentais. Observando o posicionamento kantiano, vale a pena afirmar que uma metafísica dos costumes é fundamental para investigar a origem dos princípios práticos da filosofia da educação que residem a priori na razão do sujeito-cognoscente e também porque os próprios costumes – na falta deste fio condutor do criticismo filosófico – ficam submetidos atoda espécie de perversão alienante.

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Publicado

2016-09-20

Como Citar

da Silva, M. R. (2016). O CRITICISMO KANTIANO: uma abordagem para a filosofia da educação. Maiêutica - Ciências Humanas E Sociais, 2(1). Recuperado de https://publicacao.uniasselvi.com.br/index.php/FST_EaD/article/view/1623