OBSERVANDO O CONSUMO PELAS LENTES DAS CIÊNCIAS SOCIAIS

Carla Craice

Resumo


O consumo se apresenta como um fenômeno multivalente, ou seja, está envolvido porforças múltiplas e contraditórias. Sendo assim, para compreendê-lo, deve-se afastar visõesmoralizantes que encerram o consumo no ato frenético de consumir (o consumismo).Uma diversidade de dimensões sociais está envolvida na circulação de bens e reinvençãodo consumo: representações e interesses entrelaçados por relações de pertencimentosocial, cultural, forças políticas e econômicas em torno do mercado, interações familiares,amigáveis, profissionais. O fenômeno não se restringe apenas ao ato de comprar, mastambém à forma como o indivíduo ou grupos se apropriam e se utilizam dos bens e serviços.O objetivo desse artigo é acompanhar o desenvolvimento histórico do fenômeno consumosob a perspectiva da sociologia e antropologia, para entender qual o significado do atode consumir para as sociedades modernas e contemporâneas. Para isso, realiza-se umarevisão bibliográfica dos principais autores nas disciplinas citadas anteriormente. O quese encontra é que o consumo proporciona ao indivíduo a possibilidade de participar deum universo social determinado pelos objetos que escolhe. Esses objetos estão inseridosem um sistema simbólico compartilhado por toda sociedade, sistema tal que possibilita aidentificação de classes. Ou seja, a clivagem social se expressa nos comportamentos deconsumo. Analogamente ao sistema de linguagem, o qual somente pode ser comunicadoe compreendido a partir do momento que é compartilhado por todos. Sobre a sociedadecontemporânea, alguns autores afirmam que ela pode ser compreendida como a sociedadede consumo, na medida em que suas expressões, crenças e costumes giram em tornodesta atividade. Isso se explicaria devido a que os objetos adquirem maior importância porsua representação simbólica do que por sua utilidade no cotidiano. Desta forma, o consumodeve ser tomado como um fenômeno central para compreender a humanidade.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.