O RETORNO DA FILOSOFIA AO CURRÍCULO OBRIGATÓRIO DO ENSINO MÉDIO BRASILEIRO E SUAS IMPLICAÇÕES PEDAGÓGICAS
Resumo
O pensamento filosófico europeu ingressou no Brasil com a chegada dos colonizadoresportugueses. Na época colonial, a Filosofia ensinada no país tinha caráter doutrinário e serviaaos projetos da Igreja e da monarquia lusitana. Desligada do clero, ainda foi conservadasob interesses políticos nos diferentes períodos históricos do país até ser extinta docurrículo escolar durante o governo militar iniciado em 1964. Voltou a ser ministrada comobrigatoriedade no Ensino Médio das escolas públicas e privadas do Brasil desde 2008,conforme determinação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação 9.394/96. Atualmente, adisciplina vem sendo ensinada, exigindo avanços na preparação dos professores e reflexõessobre a prática pedagógica adequada. Atendendo aos anseios do Ministério da Educação,a Filosofia contribui com a proposta de formar cidadãos conscientes e participativos da vidanacional.
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.