RIO 2016 & AS TRÊS GRAÇAS: AS MUITAS FACES EM UMA MESMA IMAGEM

Maria da Glória Weissheimer

Resumo


O presente muitas vezes se apoia no passado para sonhar o futuro. Atualmente a inovação é elementofundamental em diferentes áreas do conhecimento, inclusive na arte e na comunicação. Artes e publicidade sebeneficiaram mutuamente com o desenvolvimento tecnológico e a cultura de massa, principalmente nos últimos30 anos, modificando a maneira das pessoas se relacionarem com os bens culturais. Quando nos deparamoscom uma imagem publicitária, estamos diante de um discurso visual organizado para nos sensibilizar, bemcomo “facilitar” a compreensão do foco central do discurso. Ao realizar a leitura de imagem da logo Rio2016, exercitamos o olhar crítico que desvela marcas de outros tempos e contextos, aproximando arte ecotidiano. Tomando como referência metodológica a semiótica greimasiana, buscamos na imagem principalda logo Rio 2016 a ocorrência de empréstimos, influências e intercâmbios com imagens da história da arte,a fim de refletir sobre os efeitos de sentido ali contidos A logomarca da Rio 2016 evoca a contemporaneidademarcada pelo dinamismo e singularidades próprias da diversidade global, sustentada pelo poder da inovaçãotecnológica. Traduz com toque minimalista o conhecimento e domínio técnico/tecnológico de seus autores,consubstanciando na logo a força e a atitude da relação interpessoal, o movimento, a beleza ideal e a intençãodo convívio harmonioso entre todas as nações.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.