O USO DE MÁSCARAS COMO SUPORTE PARA A RELEITURA DA OBRA GUERRA E PAZ

Josiane Lopes, Jádina de Farias Neves

Resumo


Ao longo dos tempos, a humanidade utilizou-se da Arte para deixar sua história registrada e também para se expressar sobre o que lhes era misterioso, que ia além do seu entendimento e que ao mesmo tempo fascinava e assombrava. Usada pelo homem desde o Paleolítico, as máscaras carregam consigo um fortíssimo poder místico, ocultando a verdadeira identidade de quem a usa, dando-lhe a oportunidade de se transformar, incorporando uma personalidade que não é realmente a sua, finalmente libertando-se da “máscara diária”. Em referência a essa característica dualística da máscara, este projeto propõe que a máscara seja usada como suporte para a releitura da obra “Guerra e Paz” de Cândido Portinari, levando os alunos a refletirem sobre as diversas máscaras que usamos no cotidiano e sobre as aflições e os prazeres da humanidade ao longo dos tempos, como as Guerras que são um tema tão antigo quanto atual, pois sempre há povos em conflitos. A paz é um sonho e uma esperança eterna, nunca nos cansamos de almejá-la. E no dia a dia dos nossos alunos? O que os aflige? O que os conforta? Quais os seus medos e esperanças? Considerando que as Artes Visuais devem levar o aluno a desenvolver seu pensamento artístico e sua percepção estética, desenvolvendo sua sensibilidade e imaginação, este projeto intitulado “O uso de máscara como suporte para a releitura da obra Guerra e Paz”, dentro da área de concentração de Ensino e Aprendizagem, desafia e proporciona aos alunos a oportunidade de expressarem seus sentimentos e percepções frente às realidades do seu cotidiano.

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