LEITURA DE IMAGEM E DE MUNDO: possibilidades educativas em espaços formais e não formais de educação em artes

Autores

  • Tatiane Jeruza Odorizzi Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI - Núcleo de Educação a Distância - NEAD

Resumo

O presente artigo traz reflexões acerca das imagens (produto da criação humana) que comunicam e possibilitam leituras. Devido à contemporaneidade estar cercada pelas imagens, há uma grande necessidade de compreendê-las. Para isso, é fundamental que as pessoas entendam esses códigos, e que, da mesma maneira como são alfabetizadas por palavras, também sejam por imagens. O termo leitura de imagens será abordado com base em vários pesquisadores na área de arte-educação, tanto em espaços formais como não formais de educação. Os espaços formais (as escolas) podem contribuir de maneira significativa, já que é por meio delas que a maioria dos indivíduos tem contato com a arte. Além de obras de arte, é preciso que se leia imagens do cotidiano, como:cinema, televisão, publicidade etc. Os espaços não formais de educação (os museus) também podem contribuir para desenvolver esse processo, pois é onde os indivíduos tem o contato direto com a arte e podem visualizar suas características e peculiaridades. O contato com imagens e suas possíveis leituras, realizadas de maneira adequada,desenvolvem a capacidade do indivíduo de refletir sobre sua história, seu contexto e, possivelmente poderá agir com maior consciência, lendo também o mundo e suas múltiplas faces, projetando com mais qualidade seu futuro.

Downloads

Publicado

2016-08-24

Como Citar

Odorizzi, T. J. (2016). LEITURA DE IMAGEM E DE MUNDO: possibilidades educativas em espaços formais e não formais de educação em artes. Maiêutica - Arte E Cultura, 4(1). Recuperado de https://publicacao.uniasselvi.com.br/index.php/ART_EaD/article/view/1547