REFLETINDO SOBRE A AVALIAÇÃO FORMATIVA NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - EAD

Cristiane Kreisch

Resumo


Ao longo da história da educação, a avaliação já assumiu diferentes concepções que foram tomando espaço no ambiente educativo. Ainda hoje é motivo de muitas discussões. A avaliação sempre teve uma conotação de quantificar, classificar ou medir os indivíduos e, aos poucos, esse entendimento foi evoluindo, dando espaço a um novo conceito de avaliação. Na Educação a Distância - EaD, os processos de ensino e avaliação foram se aperfeiçoando, com o objetivo de contribuir com a aprendizagem dos acadêmicos. Atualmente, as concepções pedagógicas estão sendo entendidas como um processo de comunicação e interação entre as partes envolvidas.Dessa forma, a concepção ideal para este tipo de educação é a avaliação formativa, que prevê uma maior interação durante todo o processo de ensino aprendizagem, com a finalidade de construir o conhecimento e contribuir para a evolução dos alunos. O objetivo do presente artigo é refletir sobre o processo de avaliação formativa do curso a distância de Licenciatura em Artes Visuais da UNIASSELVI. A metodologia do presente artigo consiste numa revisão bibliográfica e reflexão acerca da avaliação formativa na EaD. Os resultados da pesquisa apontam para um caminhar significativo no curso de Artes Visuais, por meio de estratégias, como o feedback, que refletem sobre os resultados das avaliações já realizadas. Há um caminho longo a ser percorrido para que essa concepção de avaliação formativa seja disseminada na educação.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.