A MÚSICA NA CONSTRUÇÃO E FORMAÇÃO DO SER

Autores

  • Fernando Nunes Ilibio Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI - Núcleo de Educação a Distância - NEAD
  • Jádina de Farias Neves

Resumo

Este trabalho caracteriza-se como pesquisa de caráter descritivo e bibliográfico, num contexto que envolvea música enquanto arte no âmbito escolar. A música é uma forma de expressão fundamental para os desenvolvimentoscognitivo-linguístico, psicomotor e socioafetivo. Além dessas contribuições, o principal objetivoé proporcionar vivências musicais diversificadas, entre outros aspectos, para que a criança conheça melhor a simesma e também estimule a comunicação com o outro. Na antiga Grécia, Platão e Pitágoras defendiam seu ensino,pois acreditavam em uma sociedade melhor, e no poder de cura, através da música. Até a contemporaneidade,a música passou por diversas evoluções e estratégias de ensino. Entre os educadores musicais brasileiros, HeitorVilla-Lobos foi o de maior destaque com a renovação do Canto Orfeônico. Do outro lado do globo terrestre, outroeducador musical trouxe inovações para a musicalização infantil. O japonês Shinichi Suzuki transformou e continuatransformando, bons e sensíveis cidadãos com seu método.

Downloads

Publicado

2015-10-06

Como Citar

Ilibio, F. N., & Neves, J. de F. (2015). A MÚSICA NA CONSTRUÇÃO E FORMAÇÃO DO SER. Maiêutica - Arte E Cultura, 3(1). Recuperado de https://publicacao.uniasselvi.com.br/index.php/ART_EaD/article/view/1355