A MÚSICA NA CONSTRUÇÃO E FORMAÇÃO DO SER

Fernando Nunes Ilibio, Jádina de Farias Neves

Resumo


Este trabalho caracteriza-se como pesquisa de caráter descritivo e bibliográfico, num contexto que envolvea música enquanto arte no âmbito escolar. A música é uma forma de expressão fundamental para os desenvolvimentoscognitivo-linguístico, psicomotor e socioafetivo. Além dessas contribuições, o principal objetivoé proporcionar vivências musicais diversificadas, entre outros aspectos, para que a criança conheça melhor a simesma e também estimule a comunicação com o outro. Na antiga Grécia, Platão e Pitágoras defendiam seu ensino,pois acreditavam em uma sociedade melhor, e no poder de cura, através da música. Até a contemporaneidade,a música passou por diversas evoluções e estratégias de ensino. Entre os educadores musicais brasileiros, HeitorVilla-Lobos foi o de maior destaque com a renovação do Canto Orfeônico. Do outro lado do globo terrestre, outroeducador musical trouxe inovações para a musicalização infantil. O japonês Shinichi Suzuki transformou e continuatransformando, bons e sensíveis cidadãos com seu método.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.