A DISCIPLINA DE ARTES NO PPP DE ESCOLAS DA REGIONAL DE JOINVILLE

Denise Cristina Torrens Nunes, Martina Angelika Inngauer, Mirta Goerz Pasold, Miriam Aparecida da Rocha

Resumo


A pesquisa tencionou englobar escolas estaduais e particulares da cidade de Joinville, no Estado de SantaCatarina, porém verificou-se que a maioria das Escolas Estaduais não possui Planejamento Político Pedagógico(PPP) e as escolas com material didático apostilado igualmente não possuem. Contudo, através das entrevistas comcoordenadores e professores da disciplina de Artes e pesquisando uma escola estadual que possuía um PPP, emGaruva, município vizinho a Joinville, conseguiu-se realizar este estudo. A pesquisa permitiu identificar se a disciplinade Artes está contemplada nos PPPs e se as atividades propostas para a disciplina condizem com as atividadesprevistas pelos professores de Artes, bem como se há um espaço físico, sala de Artes, adequado nestes estabelecimentos.Para verificar se há uma interação da área de artes com as demais matérias no currículo, procurou-se umlocal expositivo dos trabalhos realizados para integração da escola com matérias compartilhadas. Averiguou-seque muita coisa mudou, porém ainda continua sendo diferente a lei da prática. A área de Artes continua lutandopor um lugar adequado para ser apreciada como um conteúdo a ser aprendido e não como auxiliar na decoraçãoda escola para as datas comemorativas. Muitos coordenadores, professores e pais continuam enxergando esta disciplinaapenas como coadjuvante na escola e necessária apenas para a elaboração de cartazes e lembranças paraserem levadas para casa.

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