Maiêutica. Ensino de Física e Matemática

Graziele Jenske

Resumo


Prezado(a) leitor(a), é com grande satisfação que apresentamos a terceira edição da revista Maiêutica. Ensino de Física e Matemática do Centro Universitário Leonardo Da Vinci – UNIASSELVI. Essa edição reúne um conjunto de artigos oriundos de trabalhos acadêmicos, pesquisas de iniciação científica, projetos de ensino ou de notório valor acadêmico, elaborados tanto de forma individual quanto em grupos de trabalho, contemplando as discussões teóricas e práticas relacionadas às áreas de concentração dos cursos de Licenciatura em Física, de Licenciatura em Matemática, de Formação Pedagógica em Física, de Formação Pedagógica em Matemática, de Segunda Licenciatura em Física e de Segunda Licenciatura em Matemática. O nome Maiêutica relembra o conceito socrático de que é preciso trazer as ideias à luz, fazer nascer o conhecimento, confirmando a dialética necessária da construção da sabedoria humana. Para nós, a revista é um espaço privilegiado para publicação e tem como missão intensificar e divulgar a produção didático-científica de acadêmicos, tutores e professores do curso, que apresentam interesse em publicar artigos na área, cumprindo também o importante papel de tornar acessível à comunidade o que se produz de conhecimento nos cursos de Licenciatura em Física e Matemática do Centro Universitário Leonardo Da Vinci - UNIASSELVI. Com esta publicação destaca-se a relevância da pesquisa na formação docente inicial, além do conhecimento dos conteúdos específicos e pedagógicos relacionados à área de atuação do futuro professor, realizando investigações e reflexões a partir das vivências e experiências ao longo do curso. Nesta edição, as temáticas abordadas pelos autores nos levam a refletir sobre o uso das diferentes Tecnologias de Informação e Comunicação no ensino de Física e Matemática, destacando abordagens metodológicas atuais como a gamificação, elaboração de vídeos, uso de softwares, metodologias ativas, dentre outras, além de perpassar pela importância da contextualização histórica dos conceitos para o ensino. Destacam-se ainda as reflexões acerca das dificuldades encontradas pelos docentes em suas práticas cotidianas, o que muito contribui com a jornada do docente em formação que desde já tem a possibilidade de compreender a realidade do campo de atuação e a complexidade que faz parte do processo de ensino e aprendizagem. Desta forma, convidamos você a realizar a leitura dessa edição, e desejamos que os artigos aqui disponibilizados possibilitem reflexões sobre temas relacionados à atuação profissional do professor de Física e de Matemática, e que possam contribuir de forma significativa em sua caminhada acadêmica e profissional. Que essa leitura seja inspiradora!

Bom proveito!

Comissão Científica da revista


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.